Possuímos uma metodologia própria para o desenvolvimento de projetos, fundamentada nos conceitos do BIM (Building Information Modeling) e Projetos 5D

Estamos sempre investindo em tecnologia e em metodologias modernas para a execução de projetos industriais e, por isso, a utilização do BIM e da abordagem de Projetos 5D já faz parte do nosso dia a dia

O nosso foco atual é proporcionar uma integração fluida e precisa entre as diversas disciplinas de engenharia, garantindo que essa fluidez se estenda às demais etapas do projeto e promova um fluxo linear de informações para todos os envolvidos no empreendimento.

Método tradicional de execução de projetos, em que os desenhos são desenvolvidos em ambiente 2D, sem digitalização ou integração virtual entre documentos e disciplinas. Apesar dos avanços tecnológicos, ainda é o método mais utilizado no mercado, e os profissionais da LPI Engenharia acumulam mais de 35 anos de experiência nesse modelo, o que garante profundo conhecimento e capacidade de atender clientes que ainda demandam esse formato.

Método de trabalho que faz uso da tecnologia BIM (Building Information Modeling). Os projetos são desenvolvidos em ambiente 3D e os dados ficam armazenados em um banco de informações centralizado. Além da modelagem 3D dos componentes, é possível inserir todas as informações necessárias para as etapas de fabricação, construção e montagem. Essa abordagem proporciona ganhos significativos em tempo, confiabilidade e redução de custos, além de benefícios como: identificação de interferências, maior controle das revisões dos documentos, interface sólida entre as disciplinas e profissionais envolvidos, eliminação de problemas com suprimentos e redução expressiva do retrabalho.

A metodologia de Projeto 4D amplia os recursos do projeto 3D, permitindo a inserção do planejamento e cronograma da obra no banco de dados do projeto. Assim é possível associar prazos de construção, montagem e fabricação ao modelo 3D. Entre os principais benefícios estão: avaliação do avanço físico da obra em comparação com o planejado, estudo de sequências de montagem garantindo maior fluidez na execução e apoio aos gestores com uma interface mais amigável e eficiente para a fiscalização global do projeto.

O Projeto 5D amplia os recursos do Projeto 4D, permitindo integrar ao modelo 3D não apenas o avanço físico, mas também o controle financeiro da obra. As informações de recursos alocados são inseridas no cronograma tornando possível acompanhar visualmente quando e onde cada recurso deve estar disponível. Dessa forma, o gestor do projeto consegue acompanhar e avaliar simultaneamente o cronograma físico e financeiro, eliminando a necessidade de consultas dispersas em diferentes documentos. Entre os principais benefícios estão: controle integrado do avanço físico-financeiro, validação de valores apresentados nas medições, maior facilidade na prestação de contas, planejamento otimizado de desembolso financeiro, apresentação clara do empreendimento a investidores, acionistas e demais stakeholders.

O nosso método em ação!